domingo, 27 de abril de 2008

Se diz a palo seco
o cante sem guitarra;
o cante sem; o cante;
o cante sem mais nada;

se diz a palo seco
a esse cante despido:
ao cante que se canta
sob o silêncio a pino.

O cante a palo seco
é o cante mais só:
é cantar num deserto
devassado de sol;

é o mesmo que cantar
num deserto sem sombra
em que a voz só dispõe
do que ela mesma ponha.

...
A palo seco existem
situações e objetos:
Graciliano Ramos,
desenho de arquiteto,

as paredes caiadas,
a elegância dos pregos,
a cidade de Córdoba,
o arame dos insetos.

Eis uns poucos exemplos
de ser a palo seco,
dos quais se retirar
higiene ou conselho:

não de aceitar o seco
por resignadamente,
mas de empregar o seco

porque é mais contundente.

Trechos do poema do poeta e dilomata JOÃO CABRAL DE MELO NETO
A PALO SECO
( Quaderna - 1960 )


Quem gostar goste, quem aguentar aguente...à palo seco ..."não de aceitar o seco por resignadamente,mas de empregar o seco pq é mais contundente"...pq assim espero passar pela vida causando tanta dor qto necessariamente precise causar,sentindo tanta dor qto precise sentir...pq como disse outro intelectual,grande filósofo da minha vida de caloura,do meu início de maturidade,aquele q me acordou e, vez ou outra, ainda me acorda de meus sonhos infantís...rs...(lembra ,tinha?), como ele sabiamente,corajosamente diz:"...a vida é dor" (ARTHUR SCHOMPENHAUER)

Té mais.

*Ah,vale à pena ouvir a música de Belchior com esse mesmo nome da poesia de João Cabral de Melo Neto,inspirada nela por sinal,"à palo seco"...dela veio a inspiração pra esse post e também de minha vó me chamando se solteirona...rs...

Ah e tem uma história muto bonita sobre essa música de Belchior...parece q é uma resposta da turma de Belchior e o pessoal do nordeste menos pop,à Caetano e á Tropicália, é meio incerta essa história , mas se alguém souber melhor é só se pronunciar.

Abaixo,tem um vídeo de Elis lendo um trecho do poema A Palo Seco de João Cabral do Melo Neto num especial da TV Bandeirantes.








0 comentários:

 
by Templates para novo blogger