25... e aí?

quinta-feira, 31 de julho de 2008

1/4 de vida. Estive com alguns bons amigos ontem, daqueles que fazem você faltar a uma conferência que custaria 300 reais se saísse do seu bolso, para o simples prazer de contar duas nicas e tomar uma cerveja num depósito de bairro. E quando me vi, comportadinha e tal, com meu casaquinho e minha blusinha de gola alta, pra suportar meu frio congelante de 19°, lembrei que quando eu tinha 17, não me imaginava nem com 20, que dirás 25. E eis que aqui estou.

O mais engraçado, é que eu tinha planejado ter meu primeiro filho aos 24. Pra que ele crescesse e eu pudesse aproveitar um pouco mais da vida, mas tem aquele ditado que está certo em qualquer época, que diz que aos 15 tudo é mais fácil. A gente pula aos 20 e não muda muita coisa, talvez um ou dois amores, três ou quatro rugas, cinco ou seis novas posições sexuais, sete ou oito demissões de empregos mixurucas, nove ou dez tentativas de suicídio, onze ou doze quilos perdidos (ou recebidos de mau-grado pela vida cretina que levamos, ainda bem que meu caso é o caso perdido). Na essência, é a mesma coisa. Eterna menininha de classe média que se anula em fazer o que realmente quer com medo da cara feia do papai. Eu imaginava que aos 25 eu seria mãe, ou que pelo menos teria alguns carimbos no passaporte.

Tudo bem, 25 nas tripas. Tempos mais competitivos, e eu vejo que não sou tão brilhante quanto necessário, ou ainda não acertei, mesmo depois de colocar minha cabeça na guilhotina, largar uma graduação pra fazer outra, pensar em estudar fotografia, política e jazz e parar em cinema...
ah, tanta coisa, tanta coisa mudando de lugar e se transformando, e eu achei que minha vida aos 25 seria igual a do meu pai, toda ajeitadinha. Hoje ele me olha com aquela cara de derrota, mas não quero acreditar que estou derrotada quando a coisa está na verdade ruim pra todo mundo.
Vou sair pra beber com os amigos, como todo ano. Pena que dessa vez não com tanta vontade. Não sei, cada ano que passa eu me fecho numa concha, e quero menos pessoas ao meu redor. Algumas queridas que estão longe, outras que estão perto, mas tenho fugido do resto. Deve ser sintoma de velhice mesmo.

Velhice, não! Do contrário, me sinto com 15. Vou internalizar isso para tornar as coisas mais fáceis de hoje em diante. Feliz aniversário para mim, então. Vou ali tomar uma com os amigos. Os do peito, de fé, amigos irmãos... amigos. Sei lá, só queria escrever algo, que mostrasse minha feliz angústia de ter 25 anos, carinha de 18 e nada construído. 1/4 de século... Nossa. Assustador.

5 comentários:

Andreas Ribeiro disse...

Parabénsssss!!!

Lhe disse, não adianta compararmos nossas idades com as pessoas de antes... casimiro de abreu é famoso poeta e morreu com 21.... tenho 22, máximo do meu sucesso na poesia é minha mãe gostar... hahaha mas isso não quer dizer nada!!!
Terei mto mais mulheres que o Casimiro Mwuhuauauhaua (risos maléficos)

Portanto, se esforce, mas naum se cobre tanto!!

Beijos, feliz 25

Izabel Cruz Melo disse...

Pois é... o moço dai de cima tem razão!
Como nos outros anos... Tudo novo de novo... já tivemos provas do universo de como a vida pode se reiventar de um dia pro outro. Sendo assim, vamos nessa, aproveitar o que pode haver de melhor!
beijocas

Lisa disse...

Bah guria nem me fala! E eu q tô com 35 e não fiz metade do que eu queria ter feito?
Feliz 25!! Aproveita!!!

Unknown disse...

"Mas se vc acha que eu estou derrotado saiba que ainda estão rolando os dados, porque o tempo não pára!"

vc esta nova (estamos quase na mesma idade), temos muito o que viver e aprender e crescere reviver muito doque já vivemos!

Feliz 25!

AH! desculpa a invasão assim...

Amei seu blog!

Anônimo disse...

parabéns!!!
Estou visitando seu blog hoje e achei legal ser justo no dia do seu aniversário. Fica tranquila, que esta sensação vai passar. Tenho 37 e adoro ter esta idade. A gente se apavora, às vezes, mas entende aquelas mulheres que dizem que não trocam seus 40 anos, pelos 20. Eu sou destas, estou louca para chegar aos 40 para fazer uma festa de arromba. bjs.

 
by Templates para novo blogger